O Evento

O ENTAC, encontro bienal da ANTAC, é considerado o mais importante evento técnico-científico brasileiro na área da Tecnologia do Ambiente Construído. Tem como objetivo disseminar e discutir a produção científica nessa área, bem como debater políticas e problemas relacionados a este tema, com a participação da comunidade acadêmica e de representantes de instituições e empresas públicas e privadas. O evento é destinado, principalmente, a docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação. No entanto, em todas as edições do evento observa-se a predominância do caráter propositivo dos trabalhos apresentados e dos debates desenvolvidos, com enfoque nos problemas contemporâneos da sociedade brasileira, atingindo, desta forma, também aos construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos e outros profissionais atuantes nos setores de construção civil, infraestrutura urbana, habitação e correlatos.

Desafios da Inovação no Ambiente Construído é o tema central da décima sétima edição do ENTAC. As sessões plenárias estão sendo programadas de forma a debater este tema, com a participação de pesquisadores, representantes de órgão públicos e de empresas do setor, buscando não apenas compreender as barreiras e potencialidades para a inovação na área da Tecnologia do Ambiente Construído no Brasil, mas principalmente, conhecer e aprender com as experiências de sucesso em outros países.

Espera-se que o XVII ENTAC propicie o debate, a partir das experiências apresentadas por pesquisadores e profissionais estrangeiros e brasileiros, de forma a contribuir para a inovação na área da Tecnologia do Ambiente Construído. Para tanto, fazem parte da lista de conferencistas e debatedores convidados, Matheos Santamouris, professor da University of New South Wales, Australia, editor-chefe da Energy and Buildings, da Editora Elsevier; Sheng-Jen Hsieh, professor da Texas A&M University/EUA, Departamento de Tecnologia da Engenharia e Honorary International Chair Professor da National Taipei University of Technology / Taiwan; Patricia Tzortzopoulos-Fazenda, Universidade de Huddersfield, Reino Unido; Maria Salette Weber, Coordenadora Geral do PBQP-H, Secretaria Nacional de Habitação/Ministério das Cidades.

Dentre os resultados esperados estão o delineamento de temas prioritários para P,D&I, agenda para as redes de cooperação internacional constituídas e em formação, e identificação de competências para inovação nos grupos de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação no país.

Local do Evento

Mabu Thermas Grand Resort
Av. das Cataratas, 3175
Foz do Iguaçu / PR

www.hoteismabu.com.br
0800 41 7040

Outras informações

Entre em contato com a secretária do evento, Rosana Dal Molin: (51) 3308.4084 ou antac@ufrgs.br
Conheça também nossa página do Facebook

Equipe

Coordenador científico – Paulo Roberto Pereira Andery – Professor do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Universidade Federal de Minas Gerais – Vice-Presidente da ANTAC

Coordenadores Associados – Profª. Drª Roberta Vieira Gonçalves de Souza – Depto. Arquitetura da Univ. Federal de Minas Gerais (UFMG) e Prof. Dr. Tulio Tibúrcio – Depto. Arquitetura da Univ. Federal de Viçosa (UFV)

Tecnologia de argamassas – Angela Borges Masuero (UFRGS) e Angelo Just da Costa e Silva (UPE)

Conforto ambiental e eficiência energética – Eduardo Krüeger (UTFPR) e Roberta Vieira Gonçalves de Souza (UFMG)

Desenvolvimento sustentável – Cristina Engel de Alvarez (UFES) e Andrea Naguissa Yuba (UFMS)

Gestão e Economia da Construção – Elvira Maria Lantelme (IMED) e Fernanda Aranha Saffaro (UEL) 

Qualidade do Projeto – Túlio Tiburcio (UFV) e Claudino Lins Nóbrega Junior (UFPB)

Resíduos na construção civil – Sérgio Cirelli Angulo (Poli-USP) e Luciana de Nazaré Pinheiro Cordeiro (UFPA) 

Sistemas Prediais – Marina Sangoi de Oliveira Ilha (Unicamp) e Vera Maria Cartana Fernandes (UPF)

Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção – Regina Coeli Ruschel (Unicamp) e Mariana Monteiro Xavier de Lima (UFC)

Tecnologia de Sistemas e Processos Construtivos – Patricia Stella Pucharelli Fontanini (Unicamp) e Guilherme Aris Parsekian (UFSCar)

Urbano – Rosa Maria Locatelli Kalil (UPF) e Karin Regina de Castro Marins (USP)

Edna Possan, UNILA (coordenadora do evento)

Ercilia Hitomi Hirota, UEL (coordenadora do evento)

Rosana Dal Molin, ANTAC

José de Paula Barros Neto, ANTAC